Reguengos de Monsaraz promove Museu José Mestre Batista na Feira do Toiro de Olivença

Reguengos de Monsaraz promove Museu José Mestre Batista na Feira do Toiro de Olivença

Reguengos de Monsaraz vai promover o turismo no concelho e o Museu tauromáquico José Mestre Batista entre os dias 5 a 8 de março na 25ª Feira do Toiro de Olivença. Neste certamente ligado à tauromaquia, a autarquia vai ter um stand promocional onde vai distribuir guias de turismo e informação sobre as corridas de toiros que se vão realizar durante as Festas de Santo António e a ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz.

Neste stand os visitantes da feira vão poder apreciar um chocalho de grandes dimensões e as mantas de Reguengos de Monsaraz produzidas na centenária Fábrica Alentejana de Lanifícios. O espaço vai estar decorado com imagens do património da região, com destaque para o Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, o Cante Alentejano, o megalitismo, o astroturismo, a vila medieval de Monsaraz, o Lago Alqueva, os vinhos e o enoturismo e a paisagem e natureza do território.

O stand terá também um painel com informação sobre o Museu José Mestre Batista e o seu espólio, assim como sobre a vida de um dos maiores toureiros portugueses, nascido em S. Marcos do Campo, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz. O painel informa sobre o nascimento do cavaleiro, o seu percurso pessoal e profissional, os objetos pessoais, os locais e momentos significativos, o namoro e nascimento do filho, a casaca da alternativa, as cartas, a casaca de Dom Francisco Mascarenhas, o cavalo Falcão e objetos de treino.

O museu foi inaugurado no dia 30 de maio de 2014, data em que se assinalou o 74º aniversário do nascimento do histórico cavaleiro tauromáquico, e já foi visitado por cerca de 6.500 pessoas. Neste espaço pode ser apreciado o espólio mais relevante de José Mestre Batista, cedido pela família do toureiro, nomeadamente pela sua viúva, Tina Mestre Batista, e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 13h e entre as 15h e as 19h.

A Feira do Toiro integra vários eventos, nomeadamente corridas de toiros, exposições tauromáquicas, apresentações de livros, concertos e desfiles de moda.

painel_280x110_v14

Cante Alentejano

Casa do Barro (2)

Grande Lago Alqueva (1)

Monsaraz (1)

Monsaraz (2)

Monsaraz (5)

Museu José Mestre Batista (1)

Museu José Mestre Batista (2)

Museu José Mestre Batista (3)

Museu José Mestre Batista (4)

Museu José Mestre Batista (5) Museu José Mestre Batista (6)

 

Share

Deixe uma resposta