Francisco Mateus é o novo Presidente da CVR Alentejana

Francisco Mateus é o novo Presidente da CVR Alentejana

Francisco Mateus é o novo Presidente da direção da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), associação privada de utilidade pública que assegura a gestão da Denominação de Origem Protegida (DOP) e da Indicação Geográfica Protegida (IGP), bem como a certificação e o controlo dos vinhos e produtos vínicos que são vendidos sob a chancela “Alentejo”.
Francisco Mateus sucede no cargo a Dora Simões, ficando responsável por implementar a estratégia para os Vinhos do Alentejo e pela gestão da CVRA, em conformidade com os seus estatutos, potenciando e valorizando a marca “Alentejo” no setor do vinho, a nível nacional e internacional.
A nova direção inclui Maria Pica, em representação dos interesses no comércio de vinhos e produtos vínicos, e Hernâni Capucho, em representação dos interesses na produção de uvas.
Com um Bacharelato em Engenharia das Indústrias Agroalimentares (ramos Vinhos) e com uma Licenciatura em Gestão, ambos pelo Instituto Politécnico de Santarém, e com uma pós-graduação em Direção de Empresas, pela AESE/IESE Business School da Universidade de Navarra, Francisco Mateus tem 20 anos de experiência no setor vitivinícola.
Iniciou o seu percurso profissional nas áreas do controlo e fiscalização no setor do vinho, em Santarém, e posteriormente na gestão de medidas comunitárias de apoio. Diretor de departamento no IVV – Instituto da Vinha e do Vinho (Ministério da Agricultura), desde 2007, fez parte da equipa que representou Portugal em Bruxelas na negociação entre estados-membros e Comissão Europeia sobre a reforma da legislação base do setor vitivinícola europeu (OCM Vinhos de 2008); preparou e assegurou a gestão operacional dos dois programas de apoio nacional ao setor do vinho para os períodos 2009-2013 e 2014-2018 e implementou em Portugal medidas específicas de apoio, como a Promoção de Vinhos em Países Terceiros.
Com ampla experiência nas relações comunitárias, representou Portugal em comités sobre o Vinho junto da Comissão Europeia e Conselho Europeu e acompanhou e defendeu os interesses setoriais em auditorias nacionais e comunitárias à atribuição de financiamentos ao setor do vinho. Participou na elaboração e implementação de legislação setorial visando a simplificação e melhor resposta às necessidades das empresas e organizações da fileira do vinho. Integrou o grupo de trabalho de criação da marca Wines of Portugal, apresentada publicamente em 2010. Integrou ainda a Comissão Nacional da OIV nos grupos “Economia e Direito” e “Nutrição e Saúde”, tendo participado em congressos e reuniões técnicas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

12289729_1219059801443584_6490773222587134336_n

 

Share

Deixe uma resposta